segunda-feira, 30 de maio de 2011

ROTEIRO DE ESTUDOS - 8º ANO A e B





ILUMINISMO - 8º. ano a - b








Iluminismo, Ilustração ou Século da Luzes (Século XVII e XVIII).







O Iluminismo foi uma filosofia que combatia o Antigo Regime (absolutismo e mercantilismo), e pregava a liberdade econômica, a liberdade política e a igualdade diante das leis. Seus ideais conquistaram principalmente a burguesia e influenciaram importantes acontecimentos como a independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa, e no Brasil, a inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates.





Os filósofos iluministas valorizavam a razão,a experimentação, observação e a investigação na produção do conhecimento. Assim baseado nas concepções de René Descartes, ou nas descobertas do físico Isaac Newton, os iluministas negavam que a natureza era regida por Deus. Para eles, as forças da natureza eram regidas por leis físicas. Os iluministas valorizavam as ciências e combatiam o fanatismo religioso, o misticismo.





1.Principais características do Iluminismo:





Racionalismo





Liberdade econômica e religiosa





2. Principais representantes do Liberalismo Político.



Voltaire: Combatia a ignorância, a superstição e o fanatismo religioso. Criticava o clero católico e escreveu "Cartas Inglesas".





Montesquieu: Escreveu o “O Espírito das Leis”. Nesse livro, o pensador criticou a monarquia absolutista e defendeu a tripartição dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.





Rousseau: Pregava que a propriedade privada era a razão das desigualdades sociais. Escreveu a obra “O Contrato Social”, no qual defendeu uma sociedade democrática, baseada na igualdade entre os indivíduos e no respeito ao que chamava de “vontade geral”.





Diderot e D’Alembert: Foram os responsáveis pela Enciclopédia, obra na qual reuniram o conhecimento produzido no período.





3. Liberalismo Econômico:





Os iluministas condenavam a intervenção do Estado na economia. Pregavam a liberdade econômica e a formação de um mercado livre. Para os iluministas a intervenção do Estado na economia limitava o desenvolvimento das atividades econômicas.





Os primeiros economistas a adotar essas idéias foram os fisiocratas (governo da natureza).





Outro economista que foi fortemente influenciado pelas idéias iluministas foi Adam Smith, que escreveu “A Riqueza das Nações”. Nessa obra, Smith defendeu que o trabalho era a base de toda a riqueza. O economista ainda era favorável ao trabalho livre, assalariado e contrario ao protecionismo, ao sistema colonial e a excessiva intervenção do Estado na economia.





4.Despotismo Esclarecido.





Com o crescimento das idéias absolutistas, muitos reis passaram a governar adotando os princípios dos iluministas para modernizar seus reinos. Contudo, esses reis continuaram a ser centralizadores, e não abandonaram totalmente as práticas mercantilistas. O despotismo foi adotado nos países da Europa Oriental, Portugal e na Espanha. Por exemplo, em Portugal, o representante do despotismo foi o Marques de Pombal.




ROTEIRO DE ESTUDOS - 8º ANO A - B
O que você precisa saber sobre a Independência das Treze Colônias?


• Caracterizar as colônias do norte
• Caracterizar as colônias do sul
• Explicar a Guerra dos Sete Anos
• Relacionar a Guerra dos Sete Anos com a revolta dos colonos
• Citar as Leis impostas aos colonos
• Citar os Congressos realizados na Filadélfia


. Comércio triangular
• Descrever o desenrolar e o desfecho da Guerra de Independência
• Citar as principais determinações da Constituição norte-americana
• Relacionar o processo de independência das Treze colônias com o iluminismo







Estude bastante. Todo esforço será recompensado.

Nenhum comentário: